sábado, 26 de dezembro de 2015

O primeiro estado e a primeira capital

Até meu segundo ano na faculdade eu só tinha viajado uma vez, e para o litoral (ao Guarujá-SP), e conhecia pequenas cidades do entorno do meu município de origem (Ribeirão Preto-SP).
A oportunidade de viajar para um congresso acadêmico em Belo Horizonte foi a chance ideal. Por ser um evento para o meu crescimento profissional e pelos custos baixos que teria, minha mãe concordou em financiar a empreitada.
Fui com uma amiga e ficamos hospedadas na casa de um primo dela. Recém-divorciado, ele vivia em uma casa próxima à região da Pampulha, ainda improvisada, com poucos móveis, quase uma república estudantil. Ele mal ficava lá. Dormia quase todos os dias na da namorada. Estávamos em casa.
Chegamos no domingo no final da tarde. A recepção foi ótima. Ele fez questão de nos buscar na rodoviária, e ainda passou no supermercado e comprou um monte de alimentos (frutas, sucos, biscoitos...). Não esperávamos tanta hospitalidade! Havíamos comprado alguns petiscos para a viagem e para os primeiros dias,e separado dinheiro para o táxi da rodoviária para a casa dele.
Na segunda-feira de manhã fomos à UFMG (local do evento) para pegar as pastas do congresso. Foi a última vez que estivemos lá. A possibilidade de visitar as cidades históricas e "virar BH do avesso" era mais interessante que qualquer palestra (digo isso mesmo sendo "nerd", amando a minha área e mais de vinte congressos completos depois). Preparamos um roteiro para cada dia.
Era uma época pré-Internet. Nosso manual (foto abaixo) era um guia de viagens do Brasil que eu juntei em fascículos de um jornal sonhando conhecer todos os locais lá estampados.
Foram dias inesquecíveis! Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira que eu conheci.


Guardo o guia até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário